Participação

A participação (ou co-participação) é um tipo de fator moderador e corresponde à contribuição financeira do beneficiário no custo das consultas, exames e procedimentos realizados fora da internação. Toda vez que o beneficiário faz um desses exames e procedimentos ou consultas, ele contribui com 20% sobre o custo desses serviços - de acordo com a tabela de preços praticada.

Como a utilização varia mês a mês, isso explica por que o valor descontado referente ao plano de saúde pode sofrer variações - conforme a quantidade de procedimentos realizados pelos beneficiários. O desconto da participação só ocorre depois de o credenciado fazer a cobrança à FioSaúde. Por isso, muitas vezes acontece de a participação ser cobrada do beneficiário algum tempo após a realização do atendimento.

Confira detalhes sobre a participação
 
• Alguns procedimentos da FioSaúde estão isentos de cobrança de participação, e são considerados de "alta complexidade". Confira aqui a relação desses procedimentos.
 
• De acordo com o Parágrafo 1º do Artigo 35 do Regulamento da FioSaúde (para o plano Básico, Superior e Executivo), a Caixa de Assistência limita a cobrança de participação de servidores e pensionistas em valor mensal não superior a 10% da remuneração, provento ou pensão – sendo a diferença cobrada nos meses subsequentes, respeitando o limitador percentual. É garantida à FioSaúde a prerrogativa de efetuar sucessivas cobranças mensais até que seja quitado o valor integral de co-participação.
 
• Conforme o Artigo 14 do Regulamento, em internações relacionadas a atendimento a portadores de transtornos mentais, haverá – além da co-participação regular - co-participação de 20% (vinte por cento), incidentes sobre o valor dos serviços utilizados, quando ultrapassados 30 (trinta) dias de internação, contínuos ou não, por ano de adesão do Beneficiário, não cumulativos.
 
FioSaúde disponibiliza na Internet valores de participação a descontar
 
A FioSaúde disponibiliza neste site um extrato que mostra todas os valores referentes à participação a ser cobrada do titular da FioSaúde. A geração acontece sempre após o fechamento da folha de pagamentos da Fiocruz - patrocinadora da Caixa de Assistência Oswaldo Cruz.
 
Com isso, o titular do plano pode se programar antecipadamente, visualizando a informação com um mês de antecedência ao desconto - podendo inclusive consultar os dados referentes a titulares, dependentes e agregados. Por exemplo, no fechamento da folha de agosto, a FioSaúde já disponibilizava em seu site o extrato com os valores de participação cobrados em setembro.
 
Para acessar o extrato, faça o login no canto superior direito da homepage deste. Acesse o menu vertical “Extrato de participação a descontar”, selecione o nome do beneficiário e clique em “Detalhar”.