Candidaturas nas eleições para conselheiros em 2012

Confira abaixo os textos de apresentação, elaborados pelos candidatos inscritos nas eleições para Conselheiro.

Nas eleições de 2012, decorrido o período de envio de pedidos de impugnação, de acordo com o disposto no Edital de Convocação para Eleições para Conselheiros da Caixa de Assistência Oswaldo Cruz – FioSaúde, aComissão Eleitoral informou que recebeu dois pedidos de impugnação, os quais deixou de apreciar por motivo de perda de objeto.

A comissão eleitoral informou também que recebeu o requerimento formal entregue pelo candidato Carlos Magno Ramos, comunicando a retirada de sua candidatura nas eleições do FioSaúde.
Em vista disso, segue abaixo a relação dos candidatos que concorreram nas eleições para Conselheiro da Caixa de Assistência, no ano de 2012.

CANDIDATOS AO CONSELHO FISCAL

  1. MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA MARQUES – Centro Helio Fraga – ENSP
    Licenciatura e Bacharel em Serviço Social, pela Universidade Gama Filho no ano de 1977, com registro no CRES nº 04337.
    Ingressei no Serviço Público em março de 1979 como assistente social.
    Especialização em Pneumologia Sanitária, pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ
    Trabalho no Centro de Referência Professor Hélio Fraga, departamento da ENSP/FIOCRUZ, no Ambulatório de Pesquisa, referência nacional em tuberculose multirresistente desde 1997
    No Conselho Fiscal – minha proposta é apoiar na fiscalização das contas do plano de saúde e zelar pela saúde contábil da Caixa de Assistência e atuar ativamente como conselheiro fiscal
  2. CLAUDIO DAMASCENO RAPOSO – DIRAD / DEFIN / SECON
    Possuo mais de 20 anos de experiência na área financeira da Fiocruz e fui Conselheiro Fiscal do FioPrev por 6 anos.

CANDIDATOS AO CONSELHO DELIBERATIVO

  1. MARIA AMÁLIA DO NASCIMENTO MONTEIRO – FarManguinhos / Direção
    Maria Amália do Nascimento Monteiro.MSc
    Analista de Gestão em Saúde
    Gerência de Projetos Externos – GPE
    Farmanguinhos/FIOCRUZ
    Tel.; +55 21 3348.5263 Cel.; +55 21 7617.4285
    Mestra em Saúde Pública — com linha de atuação em Gestão de Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública; Pós-Graduada em Sistemas da Qualidade e Produtividade ; Graduada em Administração de Empresas; Graduada em Letras – Português e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    Ingressei na Fiocruz, por Concurso Público em 1998, como Analista em Ciência e Tecnologia, tendo sido lotada na área de Planejamento da Casa de Oswaldo Cruz. Tendo exercido os cargos de Chefe do Planejamento e Administradora da COC. Em 2006 fui convidada a participar da equipe de FARMANGUINHOS — onde, desde então, venho exercendo cargos de Coordenações e Assessorias. Atualmente sou Gestora de Projetos Externos. Projetos de Far com outras instituições. – Far/ Fiotec.
    Experiência nas áreas de Planejamento; Administração Pública e Gerência de Projetos. Cargos que sempre exerci e exerço dentro dos princípios de qualidade, compromisso e ética. Comprometida com crescimento Institucional tenho participando dos Congressos Internos, Encontro de Gestores, e outros fóruns onde se discutam diretrizes institucionais, saúde e políticas públicas.
    Membro eleito do Conselho Fiscal do FioPrev, tendo exercido o cargo de Presidente do Conselho Fiscal; Membro do Conselho Deliberativo da FioPrev e Conselheira do FioSaúde no período de transição. Com uma visão ampla dos caminhos da Instituição.
  2. JORGE TADEU ARRUDA – FarManguinhos / InfraEstrutura
    Administrador de empresas, com vários cursos de atualização e especialização em materiais. Participei de inúmeras comissões, seminários e congressos em minha área de atuação, além de exercer diversos cargos de gerência ao longo dos meus 30 anos de serviço público. Atualmente estou lotado no departamento de infra-estrutura em Farmanguinhos.
    Venho propor minha candidatura ao CD/Fiosaúde para, além de exercer com zelo e dedicação minhas competências legais, ajudar na solidificação do plano de reestruturação, que com tanto sucesso foi implementado recentemente pela nova diretoria da Caixa de Assistência, que certamente buscará a ampliação dos benefícios há anos aguardados, ansiosamente.
    Quero ser eleito para propor discussões que nos possibilitem nos próximos quatro anos, solidificar o novo modelo de gestão do FIOSAÚDE para que não seja mais deficitário e, assim, possibilitar a implantação de benefícios como plano odontológico, reembolso para compra de medicamentos, sejam eles de uso contínuo ou não, dentre outros, além de viabilizar o ingresso de nossos colegas terceirizados.
    Eu sou Jorge Tadeu e peço seu Voto de confiança.
  3. WAGNER MICHEL – INCQS / Diretoria
    WAGNER MICHEL – Mestre em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz, especialista em administração de empresas, graduado em Contabilidade, Administração e Direito. Possui sólidos conhecimentos na implantação e desenvolvimento nas áreas em que atuou ao longo de sua vida profissional de mais 25 anos trabalhando na Fundação Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ e na iniciativa privada, nas áreas de planejamento estratégico, patrimônio, financeira, contábil, administração geral, custos entre outras, tendo sido responsável por estas respectivas áreas. Atuando também como administrador geral do INCQS.
    Proposta: Atuar no sentido de procurar soluções para a: a) melhoria dos serviços internos prestados ; b) transparência das ações; c) foco na sua clientela e d) melhoria da rede de credenciamento.
  4. JORGE LUIS AIRES PEREIRA – IOC / Laboratório de Patologia
    JORGE AIRES Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Física, Tecnologista III – FIOCRUZ, Pós-Graduado em Tecnologia Internet ASIT, especialista em redes de computadores e análise de sistemas. Coordenou e implantou diversos CPD, tais como SAG (DIRAD), CCC, DCC, CICT, IOC e contribui na criação dos CPD da COC, INCQS, DIRAC e ENSP.
    Com o aumento da incidência do câncer, a minha plataforma é melhorar as condições de atendimento, tratamento e mais opções para os portadores. Atualmente, há somente uma única opção para a radioterapia no nosso plano de saúde. Nós uma instituição de ponta em pesquisa, devemos também reivindicar tratamento nos equipamentos de última geração. Resumindo um tratamento mais humano para os portadores e os que estão em tratamento do câncer. Por favor, um pedido, mulheres façam regularmente exame da mama e do útero e os homens façam o exame da próstata e de mama.
  5. HAMILTON EDUARDO ANDRÉ – Serviço de Gestão da Qualidade / Fiocruz
    Sou graduado em Nutrição com Especialização em Saúde Pública pela ENSP, atuei por vinte anos como Educador em Saúde Pública pela FUNASA, exerci o cargo de Sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde de Paraty por cinco anos, coordenei a maioria dos Programas de Saúde Pública da Secretaria. Prestei concurso Público para a Fiocruz em 2006 para o Cargo de Analista de Planejamento, comecei a desenvolver minhas funções em junho /2008.
    Estou me candidatando para o cargo de conselheiro do FIoSaúde por entender que é desta forma que poderei contribuir mais efetivamente na perspectiva de termos um plano de saúde equilibrado financeiramente e de uma maior oferta de serviços de saúde aos nossos usuários. Tenho plena consciência do desafio que será nesses dez anos alcançar esses objetivos, sou crítico mas sobretudo otimista.
  6. SÔNIA APARECIDA FREITAS DE PINHO – Presidência / VPEIC / Editora Fiocruz
    Sônia ingressou na Fiocruz em março de 1987, é formada em Comunicação Social, habilitada em Relações Públicas. De 1987 a 1991 exerceu atividades na gestão no ICICT. Em novembro de 1991, passou atuar na Vice-Presidência de Ensino/PR, com o objetivo de colaborar na criação e implementação da Coordenação de Pós-Graduação/VPE/PR. Em abril de 1996, foi para a Editora Fiocruz, onde até hoje desenvolve suas atividades, sendo atualmente responsável pela gestão da comercialização dos títulos publicados, contatos com livrarias, distribuidores etc.; além de colaborar com a Editoria Executiva em outras atividades no planejamento e organização de eventos e lançamentos de livros, assim como atua nas outras atividades inerentes a Editora.
    Membro do Conselho Deliberativo do Fioprev e do FioSaúde, desde 2009, tem como proposta a “manutenção da assistência a saúde com qualidade e fortalecimento do FioSaúde como plano de autogestão, buscando ampliar a participação de todos os funcionários e garantir a assistência de todos, já que esta é uma conquista dos trabalhadores da Fiocruz”.
  7. SUELI MARIA MOTTA CARDOSO – DIPLAN
    Economista por formação, sempre atuou na área de finanças e planejamento público. Exerceu diversos cargos de chefia nessa área fora e dentro da Fiocruz, dentre eles a do Departamento Econômico Financeiro por duas gestões. Durante esse período deu-se inicio ao processo de descentralização financeira da Fiocruz, uma demanda das Unidades de Produção, daquelas fora do campus, assim como das demais Unidades que desejaram integrar esse grupo de Unidades descentralizadas.
    Na DIPLAN colaborou com a implantação do sistema de planejamento da Fiocruz e dentre várias ações cabe destacar o retorno do processo de elaboração da proposta orçamentária anual, a PLOA, a DIPLAN. Podemos destacar também a sua colaboração na estruturação do Sistema SIIG.
    Durante os seus 20 anos de Fiocruz, nunca deixou de atualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos na área de Gestão, dentre eles podemos citar alguns tais como a conquista do título de mestre na primeira turma de mestrado profissional da ENSP, COPPEAD Gestão em Saúde, Acreditação Hospitalar e, atualmente, se qualificando para certificação como Conselheira de Entidades de Fundo de Pensão.
    O que mais motiva a sua candidatura é saber que pode colaborar na preservação do maior benefício conquistado pelos servidores da FIOCRUZ, o FIOSAÚDE.