O Programa de Monitoramento de Atenção Domiciliar do Viver Melhor (MAD)

O que é

O MAD consiste num programa de acompanhamento médico e de enfermeiro em domicílio com orientação e avaliação dos cuidados prestados pelos familiares ou cuidadores informais aos idosos e pessoas acamadas com doenças crônicas, graves e complexas, com dependência física e funcional importante que, por algum motivo, não podem ser assistidos em rede ambulatorial (Policlínica/rede ambulatorial credenciada FIOSAÚDE). O domicílio como ambiente terapêutico diferencia-se da assistência hospitalar e instituições de longa permanência pela natureza dos serviços prestados, por características próprias do indivíduo sob cuidado e pela presença dos cuidadores informais atuando de forma complementar. Portanto, tem-se como objetivo principal a implantação de medidas que diminuam as internações/reinternações hospitalares com potencial para melhoria na qualidade de vida desses beneficiários.

Nesse sentido, devido às altas taxas de morbidades e incapacidade, a população idosa é um dos grupos que mais se beneficia desse atendimento.

Critérios para inclusão

  1. a) Beneficiários com dependência em suas Atividades de Vida Diária (AVD/escala de Katz), quer seja pela evolução de sua doença, quer seja por recente internação hospitalar e que não podem ser assistidos em ambulatório, seja na Policlínica ou rede ambulatorial credenciada FioSaúde (objetivo: curta permanência).
  2. b) Beneficiários com síndrome de imobilidade.
  3. c) Idoso muito idoso (> 80 anos) que apresente síndrome de fragilidade, incapacidade e/ou comprometimento significativo nas AVD, e que os impossibilitem de seguimento ambulatorial.
  4. d) Situações especiais: avaliação e discussão interna.

Localização para Acompanhamento MAD

  1. a) Para municípios do grande Rio < 30 km de raio da FIOSAÚDE;
  2. b) Para o município do Rio de Janeiro: sem restrição de distância;
  3. c) Áreas de instabilidade social: vigilância contínua.