Temporada de eleições para Conselheiros da FioSaúde

encerramento programado para as 16h de 10 de março

Este ano no processo de votação, os eleitores escolhiam 2 candidatos ao Conselho Deliberativo e 1 candidato ao Conselho Fiscal. No caso, o 1º colocado no Conselho Fiscal será titular, da mesma forma que os dois 1ºs colocados no Conselho Deliberativo. O 2º colocado no Conselho Fiscal será o respectivo suplente, o mesmo acontecendo com o 3º e 4º colocados no Conselho Deliberativo. A votação aconteceu em portal específico com login individualizado e link nesta página. A votação foi liberada os beneficiários titulares – servidores da Fiocruz, ativos ou aposentados (ou pensionistas alçados à condição de titular), desde que fossem titulares na FioSaúde com matrícula ativa no plano de saúde. Veja abaixo:

A votação foi programada para acontecer das 10h de 7/3 até as 16h do dia 10 de março pelo site vote.fiosaude.org.br

Confira:      – REGULAMENTO ELEITORAL       EDITAL DE CONVOCAÇÃO para as Eleições

CONFIRA OS CANDIDATOS INSCRITOS

Veja abaixo os nomes dos candidatos inscritos, seguindo a ordem crescente dos números que cada um recebeu mediante sorteio. Abaixo dos nomes estão os textos de divulgação elaborados por cada um deles:

————————————————————–

CONSELHO DELIBERATIVO

————————————————————–

1 – BRUNO AMORIM DE SOUZA

Mestre em ciências, pós-graduando em Gestão de Facilities, Engenheiro Civil e Técnico em Edificações de formação, atuo nas áreas de engenharia, manutenção e serviços há mais de 20 anos. Técnico em Saúde Pública do concurso de 2006, atualmente coordeno projetos de Inovação na Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz) com objetivo de identificar e avaliar a adoção das melhores práticas de mercado na prestação de serviços de infraestrutura. Ao longo da minha vida funcional sempre me coloquei à disposição para contribuir, tanto em projetos institucionais, como na instalação do Banco de Leite Humano de Moçambique, quanto para uma vida melhor em comunidade, ao participar de gestões da diretoria e conselho fiscal da ASFOC-SN. Coloco meu perfil à disposição dos beneficiários do nosso plano de assistência a fim de defender seu estatuto, aprofundar entendimentos, buscar soluções para as questões não pacificadas e ter um maior alcance dentre os elegíveis ao plano.

————

2 – JOSÉ LEONÍDIO MADUREIRA DE SOUSA SANTOS

Servidor público federal desde 1976 (IBGE e FIOCRUZ); coordeno a Cooperação Social da Presidência; o Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda na Fiocruz; integro a coordenação da Fiocruz no Programa Justiça Itinerante; membro da Comissão de Ética da Fiocruz; representei a Fiocruz no Plenário do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara 2013 – 2021; integrei o Comitê Consultivo do Projeto Eliminar a Dengue; Desafio Brasil / World Mosquito Program 2017 – 2023. Defendo que o plano de saúde seja acessível à realidade do poder aquisitivo dos servidores da Fiocruz e para isso, proponho: Promover a integração entre os programas e ações de saúde de trabalhador da Fiocruz (Fiocruz Saudável) com os programas de promoção da saúde e prevenção do Fiosaúde; Ampliar a base de beneficiários, incluindo terceirizados, bolsistas e outros colaboradores da Fiocruz, de modo a reduzir o risco do plano; Contribuir para promover eficiência do plano mediante o melhor uso das despesas administrativas; Fortalecer a adesão ao Total Saúde, como estratégia para um uso mais racional dos serviços ofertados; Promover uma ampla campanha de resgate de beneficiários que abandonaram o Plano nos últimos anos; Aprimorar a estratégia de captação de beneficiários do Fiosaúde; Contribuir para promover eficiência do plano mediante o melhor uso das despesas administrativas.

———-

3 – JORGE RICARDO DINIZ PEREIRA

Apresento minha candidatura ao Conselho Deliberativo/FioSaúde, como forma de retribuir a experiência exitosa vivida – em 2022 – na condição de beneficiário do Programa de Atenção a Pacientes Oncológicos/Programa Viver Melhor. Servidor público há 35 anos, inicialmente no Museu de Astronomia/CNPq, com passagem pela Casa de Rui Barbosa/MinC, estou desde 2002 na ENSP/FIOCRUZ – em princípio no Programa RADIS e, atualmente, no Serviço de Gestão da Qualidade – atuando nas áreas de Documentação, Arquivologia, Divulgação Científica e Qualidade. Possuo formação em Arquivologia, Documentação e Informação Científica e Tecnológica e História. Caso eleito pretendo: Contribuir para manutenção e, se possível, expansão das linhas de atuação do Programa Viver Melhor; Participar na prospecção de meios para o aumento da cobertura assistencial visando atender aos perfis de servidores em trabalho remoto e híbrido; Buscar formas para a ampliação dos serviços da Policlínica, bem como, o aumento do número de associados; e participar dos esforços visando adequação financeira do FioSaúde.

———–

4 – CRISTIANE TEIXEIRA SENDIM

Propostas como candidata ao Conselho Deliberativo da FioSaúde:
– Contribuir para manutenção do plano de saúde autogestão e ser porta-voz dos beneficiários

———–

5 – JUSTA HELENA BRAGA FRANCO

Minhas propostas:
Quero contribuir para a manutenção e a melhoria do FioSaúde, como conquista dos servidores.

————-

6 – CLAUDIO VASCONCELOS

Iniciou como PAP em 1992 e aprovado no concurso de 1995, ingressou em 1996 como servidor ativo. Trabalhou como Gestor de Compras na DIRAC, ICICT e IOC, além de gestor de Contratos na COGIC. Atualmente encontra-se no Setor de Compras da ENSP. Formado em Direito, pós graduado em Direito e Processo do Trabalho e MBA em Licitações e Contratos, atualmente é membro eleito do Conselho Deliberativo. Lutou durante o mandato para ajustar os custos administrativos do FIOSAUDE (mitigar os muitos benefícios do Acordo Coletivo que não existe para o servidor mantenedor do plano, diminuir os custos da diretoria do Plano, propôs e luta para a FIOTEC, através de projetos FIOCRUZ/FIOSAUDE, custear os vários programas implantados e a implantar, inclusive podendo custear a Policlínica. Pleiteou durante o período a reforma do Estatuto que árdua batalha, será atualizada em 2023, com a paridade de conselheiros indicados e eleitos e com a inserção de um Conselho de Usuários Proposta:
1 – Diminuição dos custos administrativo.
2 -Fomentar mecanismos de captação de recurso para não haver aumentos anuais impagáveis.
3 – Dar voz aos usuários.
4 – Outros.

————

7 – RONALDO DOS SANTOS TRAVASSOS

Eu, Ronaldo dos Santos Travassos, Graduado em Pedagogia, FE-UFF, 1981, Especialização em Educação em Saúde Pública, CCM-UFF, 1999, Mestrado em Educação, FE- São Carlos, 2001, Doutorado em Educação, FE-UNICAMP, 2008. A minha candidatura ao Conselho Deliberativo da FIOSAÚDE tem como objetivo fortalecer a participação dos participantes na política de assistência da instituição com as seguintes propostas:
1- contribuir para uma gestão participava no FIOSAÙDE;
2- criar canais de comunicação direta e indireta de escuta e fala dos participantes;
3- zelar pela saúde financeira da instituição;
4- prestar informação da atuação do conselheiro durante o mandato. São estas simples propostas que minha candidatura apresenta aos participantes. ———————————————————————–

CONSELHO FISCAL

———————————————————————–

10 – JORGE TADEU ARRUDA

Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1989), em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2015 – 2020) e, em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (2016 – 2021). Analista com especialização em gestão de saúde na Fundação Oswaldo Cruz desde 1996 e, especialista em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos, pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos (2016). Com vários cursos de atualização, especialização em logística, gestão e direito administrativo disciplinar, participou de inúmeras comissões, seminários e congressos na sua área de atuação. No Serviço Público Federal desde 1978, atuou na Fundação Serviços de Saúde Pública/Fundação Nacional de Saúde exercendo funções gerenciais ao longo de 18 anos de serviços prestados. Na Fundação Oswaldo Cruz desde 1996 atuando na gestão de materiais, hoje exercendo atividade especializada na área jurídico/administrativo de correição da instituição. Proponho defender o direito de somente beneficiários eleitos dirigirem o Fiosaude, criar planos de saúde acessíveis ao público-alvo, acabar com a co-participação, inclusive nos procedimentos anestésicos e resgatar a massa de beneficiários que deixaram o plano, por não terem condições de pagar por ele.

—————-

20 – CLAUDIA DOMINGUES DA SILVA

Há 16 anos na Fiocruz atuando na área de Planejamento Estratégico da Fiocruz e nos últimos 2 anos e meio na área de orçamento da Cogead, com interface com todas as unidades da Fiocruz. Atuei como suplente neste último período no Conselho Fiscal e me proponho a colaborar como suplente neste próximo período.

————————————

Lembrando que estão disponíveis: – REGULAMENTO ELEITORALEDITAL DE CONVOCAÇÃO para as Eleições

Observação: seguindo o cronograma do edital das eleições para Conselheiros, a FioSaúde agendou para que fique aberto no período entre as 16h30 de 10/março/2023 e as 15h do dia 13/março/2023 o prazo para eventuais pedidos de recursos referentes ao processo eleitoral. Não foi enviado nenhum pedido de recurso no período.