Acompanhamento de Pacientes Covid Pós-alta Hospitalar
A Gerência de Enfermagem da FioSaúde realiza, desde 2020, um trabalho inovador com sua equipe de profissionais do setor. Numa iniciativa de promover cuidado e atenção a beneficiários recuperados após período de internação hospitalar em razão de Covid – a enfermagem vem realizando contatos com pacientes e familiares, a fim de colher anamnese sobre a condição geral de saúde após a alta hospitalar dos internados.
Em 2020 houve total de 64 pacientes com alta hospitalar, foi verificada a necessidade de realização de 21 encaminhamentos aos médicos (da Policlínica ou da rede credenciada), em vista de dificuldades no quadro de saúde que ainda eram observadas mesmo depois da alta e do retorno à residência. Em 2021 e 2022 continuam os atendimentos.
A enfermagem da FioSaúde mapeou as principais queixas de pacientes que se recuperam após alta de internação por Covid, são elas: tosse, cansaço / fadiga, cardiopatia hipertensiva, descompensação glicêmica, perdas de consciência, polineuropatia e trombose pulmonar (TVP).
Fique atento: os próprios profissionais de enfermagem realizam os contatos com beneficiários, não havendo necessidade de pacientes e familiares buscarem o apoio do programa. A logística de atendimento da FioSaúde facilita a dinâmica do processo, já que os hospitais credenciados enviam os avisos formais sobre as altas após internação. A própria FioSaúde faz o acompanhamento e realiza os contatos iniciais após o(a) beneficiário(a) ter deixado o hospital.