Sobrecarga da rede hospitalar da Região metropolitana do Rio de Janeiro na segunda quinzena de agosto
———————————————————————
A FioSaúde alerta os beneficiários para situações de sobrecarga da rede hospitalar da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (em hospitais públicos e privados) com o aumento da busca por atendimento em Covid.
Em vista disso, reforçamos a orientação sobre os cuidados de prevenção contra a Covid, incluindo o isolamento social e medidas de proteção (veja aqui algumas dicas sobre uso de máscaras e prevenção no interior das residências) – destacando também a importância da vacinação como a melhor ferramenta para o combate à pandemia. Além disso, ressaltamos que o portal do ConectSUS disponibiliza ao cidadão a oportunidade de verificar os dados sobre os imunizantes aplicados, bem como os devidos certificados de vacinação.
No caso de pacientes que tenham procedimentos eletivos agendados em ambiente hospitalar, fica a orientação para que conversem com seus médicos, para que seja avaliado eventual adiamento, considerando que há uma sobrecarga tanto para profissionais quanto para a capacidade de atendimento dos estabelecimentos de saúde, além do risco de contágio. O médico assistente é o profissional que pode fazer essa avaliação e orientar o paciente da melhor forma.