Credenciado da FioSaúde, destaca a importância da relação entre família e pediatra, na promoção da saúde infantil

Pediatria na FioSaúde e temporada de vírus respiratórios.

A chegada do outono traz a temporada de viroses respiratórias, afetando especialmente as crianças. Nesta edição do Informativo FioSaúde, o pediatra Dr. Pedro Lipka, credenciado da FioSaúde, compartilha com as famílias dos beneficiários importantes informações sobre saúde infantil.

O Dr. Pedro explica que esta é a temporada de circulação do vírus sincicial respiratório, do coxsackie, do virus influenza, entre outros. Por isso mesmo, para as famílias com crianças em casa vem a necessidade do estreitar os vínculos com o pediatra e manter sempre um acompanhamento.

O médico explica que a palavra mágica é o acolhimento às famílias, visto que ter uma criança doente em casa realmente desestrutura o ambiente. O Dr. Pedro Lipka explica que, em sua atuação na pediatria, destaca o objetivo de se antecipar aos problemas que podem ocorrer com as principais viroses da infância: «eu procuro me antecipar a eventuais febres, eventuais crises de vômitos, diarreias etc. Nesses casos é muito importante a antecipação».

Por outro lado, o pediatra destaca sua preocupação com a prescrição excessiva de antibióticos e corticoides para pacientes infantis – destacando que a maior parte das infecções sofridas nesta temporada são virais: «não há, de início, necessidade desse tipo de medicação (antibióticos e corticoides), bastando o acompanhamento da evolução clínica da criança».

Fica o destaque também para o fato de que a FioSaúde disponibiliza atendimento em teleconsultas com outros pediatras – sete dias por semana até as 22h – sendo este um apoio complementar muito útil às famílias. Saiba mais sobre as teleconsultas em: https://fiosaude.org.br/planos/cobertura/saudedigital/.

E o Dr. Pedro fornece algumas dicas muito úteis para a promoção da saúde infantil, destacando a importância da atualização do calendário vacinal de toda a família, de implantar rotina do sono nas crianças, o investimento em alimentação de qualidade aos pequenos, a prática de atividades físicas para fugir do sedentarismo, o cuidado com aglomerações e o perigo das informações divulgadas por fontes não-confiáveis, sem embasamento científico.